O que é o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Distribuição de resultados do FGTS
Saiba o que é, como funciona e quem tem direito à distribuição de resultados do FGTS.
Como funciona
O trabalhador que tinha saldo em 31/12/2016 terá o valor creditado na sua conta vinculada do FGTS. Esse valor foi obtido por meio da multiplicação do saldo existente na sua conta pelo índice de distribuição aprovado pelo Conselho Curador do FGTS, que este ano será equivalente a 1,93%. O crédito será feito até 31 de agosto de 2017 e poderá ser retirado conforme as regras do FGTS. Importante: As regras de saque não foram alteradas.
Como consultar o valor do crédito
Para fazer a consulta, você precisa da sua senha do FGTS, e caso não tenha uma, veja aqui como cadastrar.
Com sua senha em mãos, consulte pelo site www.resultadosfgts.caixa.gov.br.
O que é
O FGTS irá distribuir metade do resultado positivo alcançado no ano de 2016 para os trabalhadores que possuíam conta vinculada com saldo em 31 de dezembro de 2016.
Quem tem direito
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador.
Acompanhe seu FGTS pelo celular
A Caixa disponibilizou o serviço de envio de mensagens via SMS para manter você informado sobre a regularidade dos depósitos do FGTS pelo seu empregador. Você acompanha o seu benefício sem precisar comparecer a uma agência.
✓ O cadastro é simples e gratuito
✓ Você receberá informações mensais sobre os depósitos e o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia
✓ Você também será avisado quando houver valores liberados para saque
✓ Mais de 6,5 milhões de trabalhadores já aderiram
Como sacar o FGTS
1 – Separe a documentação necessária
Além de documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, são exigidos documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS.
2 – Confira a solicitação do saque
Quando há rescisão de contrato, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa, por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Em até 5 dias úteis o trabalhador poderá sacar seu benefício.
Nos demais casos, a solicitação de saque é feita pelo trabalhador ou seu representante, que comparece a uma agência da Caixa portando os documentos.
3 – Saque o saldo de seu FGTS
O saque de valor igual ou inferior a R$ 1.500,00 pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha. Nas demais situações o saque dos recursos pode ser realizados em qualquer agência da Caixa.
Caso seja necessário emitir documento com os motivos que impedem o saque do seu FGTS, solicite ao atendente da Caixa